Impermanência
- Alan Godoy
- 2 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
"Tudo flui e nada permanece" - Heráclito de Éfeso

A busca por estabilidade — seja financeira, material ou afetiva e emocional — é um ponto que norteia a quase totalidade de nossa vida vida em sociedade. E, como tal, é legítima na medida em que busca suprir necessidades básicas da existência.
No entanto, muitas vezes, sem darmos conta, tal busca se revela através de uma necessidade cega e incessante de controle, previsão e planejamento em relação a tudo o que nos cerca, que resulta em maior ansiedade e desconexão com o momento presente.
Queremos certezas. Evitamos imprevistos. Moldamos uma ideia de como nossa vida deveria ser, imaginando-a como a paisagem eternamente fixa de um retrato.
Mas a vida acontece no movimento, na mudança. Ciclos se encerram tão somente para dar início a outros. Conforme o filósofo antigo Heráclito, tudo ocorre num fluxo perene, nada permanece a mesma coisa. Mediante tal fluxo, tudo tende, igualmente, a se transformar em seu contrário. É nesta ideia de Heráclito que se baseia o Princípio da Enantiodromia.
Para a Psicologia Analítica, tal princípio se manifesta no dinamismo de nossa vida psíquica, forçando-nos, muitas vezes, a aceitar e vivenciar o oposto em relação àquilo que conscientemente pensamos e queremos. Tudo aquilo que negamos, que preferimos não olhar ou aceitar, reaparece pela imposição de um processo inconsciente, visando o reequilíbrio interno, contrariando nossas atitudes unilaterais e rígidas, baseadas em perspectivas parciais e falsas.
Assim, a ilusão de pleno controle, em algum momento, sempre se desfaz. É quando precisamos aprender a confiar no fluxo da vida. Aceitar a transitoriedade, até mesmo sem a necessidade de compreendê-la — um desafio à parte. Abrir-se para aquilo que está para surgir, ao novo, colocando-se à disposição do desconhecido. Reconhecer a impermanência das situações e dificuldades, para buscar lidar com as mesmas de forma mais consciente. Compreender que o sofrimento persiste enquanto se resiste à experiência do fluir.
Comentários